Bolo de Groselhas

bolo-de-groselha

Groselha é uma fruta pequena, redonda e de origem européia. Elas crescem em todo climas temperados da Europa, América do Norte e da Sibéria. Botanicamente, a groselha é parente próximo de Corinto e pertencem à mesma família de Grossulariaceae, do gênero: Ribes .

As groselhas são uma das frutas mais nutritivas. Contêm mais vitamina C do que as laranjas, são ricas em potássio e contém quantidades moderadas de caroteno.

Rico em polifenóis antioxidantes e vitaminas, as frutas vem em cor diferente, sabor e formas. Groselha ou Ribes uva-crispa L é uma das quatro espécies selvagens Ribes crescente no Hemisfério Norte – R. alpinum L., R. rubrum L. e R. petraeum Wulf.

Experimente esta receita de Bolo de Groselhas e fique fã desta fruta que tem: o dobro do potássio das bananas, quatro vezes a vitamina C da laranja e duas vezes os antioxidantes do mirtilo.

A nossa Receita do Bolo de Groselhas

Ingredientes necessários à confeção da Massa

  • 40 gr de Açúcar
  • 125 gr de Farinha
  • 60 gr de Manteiga
  • 1 Gema

Ingredientes necessários à confeção do Recheio

  • 150 gr de Açúcar
  • 3 Ovos
  • 50 gr de Amêndoas ou nozes raladas
  • 500 gr de Groselhas vermelhas
  • 75 gr de miolo de pão ou biscoitos

Preparação da receita de Bolo de Groselhas

  • Comece por misturar a farinha com um pouco de sal, a manteiga em pequenos pedaços, o açúcar e a gema. Forme uma bola com a massa obtida e coloque num lugar fresco a repousar.
  • Entretanto, bata as gemas com o açúcar até que fiquem espumosas. Junte as nozes ou amêndoas raladas, o miolo de pão ou biscoitos esmagados (pode ser bolacha maria).
  • Amasse tudo muito bem, e acrescente as claras em neve firme. Junte as groselhas lavadas, sem os pés, e envolvidas em açúcar em pó.
  • Agora, com a ajuda de um rolo, abra a massa que estava em repouso, e forre uma forma das de torta, untada, fazendo uma bordazinha em toda a volta.
  • Deite para a forma a mistura de groselhas e, com a ajuda de uma lâmina de uma faca, alise bem. Leve a cozer ao forno a uma temperatura média durante cerca de 40 minutos.
  • No final, deixe o Bolo de Groselhas arrecefer e polvilhe com açúcar em pó.

7 ótimos benefícios da groselha para a nossa saúde

Compostos anti-inflamatórios

Groselha contem poucas calorias 100 g de frutas frescas fornecem apenas 44 calorias. Ela também é uma boa fonte de fitoquímicos fenólicos especialmente flavonas e antocianinas . Estes compostos têm sido encontrados para possuir vários efeitos, beneficiando de saúde contra o cancro, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas.

Fonte de Antioxidantes

O fruto têm moderadamente bem em valores de anti-oxidantes. No 3277 umol TE/100g, groselhas têm capacidade de absorção de oxigênio radical (ORAC) valor comparável ao de groselha (3387umol TE/100g)..

Fonte de Vitamina A

A fruta de groselha têm pequenas quantidades de vitamina A. 100 g de bagas tem 290 UI ou 10% da RDA desta vitamina. A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas e da pele, e um componente essencial do ciclo visual. Além disso, o consumo de frutos naturais ricos em vitaminas e anti-oxidantes de flavonóides tem sido encontrado para proteger contra os cancros do pulmão e da cavidade oral.

Fonte de Vitamina B1, B5 e B6

A fruta contêm pequenas quantidades de vitaminas essenciais, como piridoxina (vitamina B-6), ácido pantotênico (vitamina B5), folatos, e tiamina (vitamina B-1). Algumas destas vitaminas são essenciais no sentido de que o corpo requer los para o metabolismo a partir de fontes externas para reabastecer.

Fonte de Minerais

Além disso, groselhas contêm níveis adequados de minerais tais como cobre , cálcio, fósforo, manganês, magnésio e potássio.

Rica em Vitamina C

Groselha é uma boa fonte de vitamina C. 100 g de bagas frescas fornecem 27,7 mcg ou 46% dos valores de ingestão diária recomendada de vitamina C. estudos de pesquisa têm demonstrado que o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos e ajudar a eliminar os radicais livres de oxigênio prejudiciais do corpo

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*